O futuro da computação está na Nuvem?
30-11-2014 15:33Tudo indica que sim, que o futuro da computação está caminhando para processamento em nuvem.
Pelo menos quando pensamos nas utilizações de nível pessoal.
Isso tudo se deve ao fato de que a internet está praticamente consolidada e muitas aplicações são utilizadas por longos anos e sem maiores problemas.
É o caso dos serviços de emails, por exemplo, que demonstra uma certa segurança na nuvem e, das redes sociais largamente difundidas e exploradas por seus membros.
Ainda temos em expansão os armazenamentos de dados em serviços de Drivers que tem mostrado estabilidade e confiabilidade.
Tudo caminha para que os computadores pessoais estejam mais simples e conectados em serviços disponibilizados pela Web.
É o caso dos novos computadores baseados nesta plataforma e os Net-Books com sistema ChromeOS deram a largada.
No meio empresarial casos de sucesso tem sido divulgados pela empresa Google e já temos alguns sistemas que atendem bem as necessidades empresariais aqui no Brasil - como Internet banking por exemplo.
O problema da confiabilidade será a ultima barreira a ser quebrada e isso parece que está cada dia mais perto de acontecer.
As vantagens são enormes e vão desde a facilidade operacional destes novos computadores até a simplificação de toda a operação diabólica que a maioria dos outros sistemas operacionais exigem.
Para começar nada de instalações e atualizações de programas , tudo é feito sem dor pelos provedores do sistema.
Vírus e antivírus por hora estão esquecidos pelos usuários da computação em nuvem, os provedores se encarregam desta enorme ameaça e consumidora de tempo razoável por parte do usuário.
As atualizações são instantâneas para os aplicativos suportados para o sistema operacional, sem nenhuma preocupação em fazer mais nada, tudo é salvo na hora.
Os Drivers hoje oferecidos dão conta de guardar tudo o que se necessita desde documentos e fotos até os seus backups antigos de coisas que você tenha que guardar de outras plataformas.
Entretenimentos estão garantidos, como locadoras de filmes, jogos, vídeos, músicas etc.
Só resta mesmo é esperar que a evolução deste novo conceito conquiste mais e mais usuários e que as gigantes da computação desenvolvam mais aplicativos amigáveis para todos os usos.
O gargalo será sempre a internet, que aqui no Brasil precisa melhorar e muito, mas como o mundo - em geral, anda para frente nós não devemos temer que estes avanços vão acabar acontecendo por aqui.
Autor: Ricardo M. Axer - AXR Consultores - 30-11-2014 - www.axrconsult.com
———
Voltar