Consultores Independentes

Saber e fazer, elementos importantes para o destino das boas oportunidades.

12-04-2014 18:00

Nem sempre o "saber" constitui uma condição inegável para o sucesso de determinado empreendimento.
Claro que sem a condição de saber não se pode almejar a realização de algum empreendimento ou de gestão.
A oportunidade do conhecimento só tem validade se juntamente se observa a capacidade de "fazer", de "realizar' de buscar o concretização das oportunidades.
Neste aspecto a capacidade de "trabalhar"  é fundamental para qualquer iniciativa, quer seja ela de empreendimento, de gestão ou de expansão.
Muitas empresas esbarram justo nesta limitação do fazer, mais do que na limitação do saber.
Isso se deve a diversos fatores que vão desde a visão geral até aos mínimos recursos para a implementação das soluções ou projetos para uma necessidade bem entendida.
Recursos como tempo, capacidade técnica, econômicos, financeiros, de pessoal, espaço, fornecedores, clientes, etc., acabam por impedir as realizações necessárias face às oportunidades já existentes ou de novos negócios.
Aliado à sempre forte visão de um empreendedor, faz-se necessária a presença de um bom realizador.
Nem sempre estas competências estão fartas no mercado, pois mesmo que todos os recursos estejam presentes a boa disposição e ânimo para aplicá-los depende de um forte espírito executor por parte dos gestores.
Para tal, além da nata capacidade de lidar com desafios, de fazer acontecer, uma clara sintonia com metas e objetivos deve sempre estar presente.
Assim, oportunidade, espírito empreendedor e espírito realizador se constituem nas bases primordiais para que oportunidades se transformem em realidades.
Buscar estas complementaridades é a base do sucesso entre saber o que fazer e fazer acontecer o que se sabe.

 

Autor: Ricardo M. Axer - AXR Consultores - 12-04-2014 - www.axrconsult.com

Voltar

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.