Auditoria Administrativa
As empresas, de uma forma geral, olham com muita desconfiança a atividade de auditoria.
Tendem a ver nos custos fixos desta atividade mais um peso na administração e de resultados questionáveis.
A atividade de auditoria é, antes de tudo, o meio de se desenvolver e garantir bons controles internos, validação de processos, correção de rumos e aderência aos princípios da organização.
Mesmo sem a necessidade de uma auditoria pública, os auditores administrativos contribuem efetivamente para que as atividades da empresa estejam de acordo com os desejos e orientações da administração e também, de acordo com as exigências legais e fiscais, que hoje representam um custo altíssimo quando negligenciadas.
Uma forma que se desenvolveu no mercado foi a da terceirização desta atividade, reduzindo os custos de manutenção de um quadro fixo de profissionais especializados durante todo o exercício econômico da empresa.
Esta característica se deve ao fato de que a atividade pode ser desenvolvida por demanda e planejada em ciclos de avaliação de determinadas atividades críticas, que podem ser monitoradas com frequência menor que o período anual.
O resultado é sempre ter em dia o acompanhamento independente de setores da empresa que necessitem de avaliação, apoio e desenvolvimento.
Contratar a atividade de auditoria administrativa fornece ao gestor uma ferramenta valiosa para algumas de suas principais responsabilidades, que é garantir que as necessidades de gestão do negócio estão sendo detectadas, analisadas, avaliadas, implementadas e acompanhadas - objetivando a realização dos resultados planejados.
A atividade de auditoria administrativa se paga pela inibição das perdas potencias que podem decorrer de procedimentos e controles inadequados.
Conte com os consultores da AXR para uma avaliação e desenvolvimento desta importante atividade no seu negócio.
